O Osasuna enviou notificações a quatro clubes europeus exigindo o pagamento das verbas do mecanismo de solidariedade.
No início da semana, o Osasuna enviou notificações a quatro clubes europeus exigindo o pagamento das verbas referentes ao chamado mecanismo de solidariedade, desencadeado pelas transferências de Javi García (Manchester City), Javi Martínez (Bayern Munique), Carlos Vela (Real Sociedad) e César Azpilicueta (Chelsea).
De acordo com as contas feitas pelo Osasuna, o clube espanhol terá direito a uma verba global próxima dos 1,2 milhões de euros. Se não obtiver resposta destes clubes no prazo de dez dias, o Osasuna encaminhará as reclamações para a FIFA e para a federação espanhola. O mecanismo de solidariedade está previsto no Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores (FIFA) e contempla o pagamento de 5% do montante de cada transferência internacional aos clubes que formaram o jogador em causa entre os 12 e os 23 anos. Cada clube formador recebe uma parcela desses 5%, dependendo do número de temporadas desportivas e da idade do jogador. Javi García jogou no Osasuna em 2007/08 (o clube navarro comprou-o por 2,5 milhões; um ano mais tarde, porém, o Real Madrid "recomprou" o jogador por 4 milhões).
Nos termos do regulamento da FIFA, o Real Madrid, principal clube formador, terá direito à maior parte do mecanismo de solidariedade desencadeado pela venda do antigo médio do Benfica, por 20 milhões, ao Manchester City. Ao Osasuna caberá apenas uma pequena fatia - 0,5% do montante da transferência (100 mil euros) -, correspondente ao ano de formação que o jogador teve em Pamplona.
Fonte:OJogo
Sem comentários:
Enviar um comentário